Trabalha focado para seres feliz

Há alguns anos atrás eu li o livro “Deep Work” de Cal Newport. Na altura, foi um livro bastante importante para mim, pois ajudou-me a entender a importância de trabalhar de forma focada numa tarefa de cada vez para conseguir maximizar o trabalho e a sua qualidade no menor tempo possível. Ontem, comecei a ver o episódio de Cal Newport no Podcast de Lex Fridman e ajudou-me a relembrar o porquê de tanta gente querer maximizar a produtividade nas suas horas de trabalho.

Para além da resposta óbvia de querer fazer mais no pouco tempo que temos, existe outra que tende mais para a vertente filosófica. No Podcast, Lex Fridman disse o seguinte:

The days when I’m able to accomplish several hours of work, I’m happy.

Eu identifiquei-me com ele. Não se trata apenas do sentimento de realização de conseguir ter algo feito, mas sim também do facto de perceber que fiz a minha parte ao enfrentar a responsabilidade que tinha em mãos. E, após isso, consigo aproveitar o restante do meu dia nas minhas condições, sem pesos de consciência e sem sentimentos de que poderia ter dado mais de mim.