Pensar profundamente

Hoje vi este clip do Podcast de Lex Fridman com Russ Tedrake em que falaram sobre uma dica que davam aos jovens de hoje em dia. Russ disse que pensar profundamente sobre certos assuntos e questioná-los era certamente algo que todos deveriam fazer. Achei engraçado porque ainda ontem na minha sessão de uma hora de escrita matinal pensei exatamente sobre isso.

Se há algo que ajuda a pensar profundamente é a escrita. Estou apenas há 3 ou 4 dias a realizar este hábito de uma hora de escrita diária e estou a perceber mais isso que nunca. A verdade é que sempre escrevi, mas nunca como agora. Outrora sentava-me e escrevia sobre um assunto em específico. Hoje sento-me e escrevo apenas no que penso, independemente do que seja, por uma hora. Nos poucos dias que tenho praticado isto houve uns em que escrevi muito mas também muito superficialmente, mas também houve outros em que cheguei a conclusões bastante profundas.

Pensar é importante, e a verdade é que todos de certa forma fazemos isso. O que nem todos fazem é pensar profundamente. E escrever ajuda definitivamente nessa parte.