É tudo uma questão de perspetiva

A perspetiva é o que nos ajuda a entender muitas coisas fora da nossa compreensão. Dois exemplos disso são os números e os atletas/artistas de nível mundial.

Comecemos pelos números: olhando para um milhão e para um bilião, à primeira vista, não parece que se encontrem muito longe um do outro. No entanto, quando estes números são colocados em perspetiva, já é outra história. Isto porque um milhão de segundos equivale aproximadamente a 12 dias enquanto um bilião de segundos equivale aproximadamente a 32 anos.

Outro exemplo é a distinção entre pessoas que praticam casualmente algum desporto e outras que o jogam a nível mundial. Este vídeo que vi ontem retrata isso na perfeição. Muitas vezes pensamos que do casual ao topo só vai um salto, no entanto, na realidade, por vezes são décadas de trabalho. E mesmo assim, um número muito limitado de pessoas chega a esse patamar.

A perspetiva é nossa amiga. Ajuda-nos a olhar para o mesmo facto com diferentes olhos. E muitas vezes, só com esses olhos é que conseguimos ver realmente.